Quest On Full Moon Island HAI
Ano: 2013
Autor(a): Storm Kyleis
Saídas: 32
Dificuldade: Difícil
Emulador utilizado: Snes9x
No nível "Windy Heights", se você entrar no cano e ir para o subnível de caverna, a música vai parar de funcionar, mesmo que você possa continuar jogando. Não sei se isso só acontece em emuladores mais recentes ou em qualquer um.
Ah, o SMW Redrawn. O que não falta na comunidade são hacks com essa temática infame, polêmica. Odiada por muitos e adorada por algumas outras pessoas (eu e minhas outras duas personalidades).
E a hack a ser analisada hoje também foi vítima desses gráficos, mais especificamente eu estou falando da hack Quest On Full Moon Island, feita por Storm Kyleis em 2013, na época do AddmusicM.
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"Certo dia um cano preto de repente apareceu no Reino dos Cogumelos. Mario, sem pensar duas vezes, decidiu explorar dentro..." |
Se você acha que essa hack foi lançada recentemente porque viu ela na lista de hacks recentes da SMWCentral, não se engane. Aquela é só a versão italiana.
Partindo pra história, você já deve ter lido ela acima. Simples, mas até que é um pouco diferente do padrão. Infelizmente, o autor não quis ou não conseguiu mudar a música de introdução, provavelmente por causa da época onde não havia essa possibilidade, gerando uma introdução onde a música de introdução do SMW não encaixa muito bem.
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Eis o mapa onde começamos. Não nesse ponto, é claro, mas sim na casa do |
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Acho que esse bicho tá com a paleta errada... O jogo me trollou... E essa não foi a única vez. |
A hack também ousa ao apostar em momentos surpresa, como na foto acima, quebrando o esperado. Uma boa adição à jogabilidade.
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Não era melhor simplesmente usar o chão de grama ao invés desses blocos vermelhos pra sustentar o pilar? |
A hack ainda decidiu infernizar apressados, colocando puzzles instigantes em algumas fases. Os puzzles não são muito difíceis, embora irão atrasar pessoas mais fracas nesse aspecto, e eu também não entendi nada no puzzle do nível "Azure Peak" e só saí voando até o cano final.
A dificuldade é difícil e vai chatear aqueles mais desatentos, até porque o jogo tem alguns momentos de ataque de inimigos inesperados, ações precisas e o maldito magikoopa.
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Esse bônus do SMW é tão defasado que eu até achei que o autor tinha se esquecido de configurar alguma entrada e eu estava preso. |
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É isso o que você recebe por se importar com esses coletáveis inúteis que só vão te dar uma vida extra! |
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O curioso caso do gelo que quebra em partículas de madeira. |
Em algum lugar eu vi opinarem que a história da hack ficou esquecida na sua grande parte, só ressurgindo no final, mas vale lembrar que não é um hábito muito comum dos jogos de plataforma do Mario ligarem pra história e que, principalmente na época em que a hack foi feita, uma história complexa e desenvolvida entre os níveis não era algo muito botado em prática e os recursos não ajudam, geralmente é só uma caixa de mensagem pra lhe informar. Além disso, a história aqui é praticamente o Mario andando por aí em busca de uma saída da ilha, então não há muito o que desenvolver aqui.
Já a trilha sonora aqui é muito boa, na minha opinião, encaixando bem com os níveis e momentos da hack e também sendo marcantes para alguns jogadores como eu. Porém, o autor não abriu mão de algumas músicas conhecidas da franquia Mario, como a música de caverna. E, falando em cavernas, acho que a hack deslizou nesse ponto, pois a maioria dos níveis não têm muitos subníveis e canos entráveis, e quando têm podem passar despercebidas por alguns jogadores que infiram os canos como ignoráveis.
Só para terminar, acho que o autor poderia ter usado inimigos mais customizados, pois ele usa os mesmos koopas, goombas, plantas piranhas, munchers, dry bones etc., causando um pouco de tédio.
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Made by... this person. |
Notas Finais
Dificuldade: 2/5
É sim difícil, mas não chega a ser tanto. Talvez o último chefe e o magikoopa serão seus maiores problemas.
Jogabilidade: 7,5/10
Muito bem utilizada nessa hack, mas não isenta de errinhos como o uso dos mesmos inimigos.
Gráficos: 8/10
Se você não gosta do estilo redrawn, jogue essa hack (e também a The Fallen Star do Ringo). Utiliza gráficos realmente chamativos e bonitos, embora algumas paletas sejam feinhas e algumas partes utilizem gráficos conhecidos do SMW. Também há alguns gráficos que eu acho feios, como os goombas e o Mario pequeno, mas isso não representa nenhum erro e esses gráficos são do estilo redrawn mesmo.
Mapa: 6/10
Pior ponto da hack, o mapa abriga níveis diversos mas é incoerente com eles e só varia em paleta (para duas cores), sem contar os erros estéticos e o primeiro mapa azul que parece um flip x do primeiro mapa. O mapa mais bonito aqui para mim foi o último, mas se mantém como mais uma variante do mesmo.
Músicas: 8/10
Algumas conhecidas mas os sons aqui usados foram totalmente marcantes para mim e espero que tenham sido para você também. Só perde um ponto pela música que quebra o jogo como diz o primeiro aviso logo no início dessa postagem.
Total: 8/10
Uma hack clássica e completamente marcante, longe de ser um novo jogo mas simplesmente fantástica como hack do SMW que mudou a imagem negativa do estilo redesenhado para melhor. Eu não vivi a era antiga do SMW ROM Hacking onde a moda era a estética da saga Donkey Kong Country mas é fácil pensar que esse jogo é revolucionário para sua época. Eu não consigo pensar em uma hack como essa nos dias atuais, mas isso está longe de inferiorizá-la. Storm Kyleis, parabéns pelo bom trabalho. Baixe urgentemente se você ainda não jogou e, se está prestes a jogar a hack, boa sorte na misteriosa Ilha da Lua Cheia.
Será que Quest On Full Moon Island 2 ainda vem por aí?
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