Olá, leitores da Hammereview! Após um bom tempo fora, que tal voltar às postagens no blog não com uma review de uma hack, mas sim com 3 reviews de 3 trailers de hacks? Sim, isso mesmo: a parte dois da postagem [REVIEW] Trailers de ROM Hacks (Parte 1). E talvez você já deva ter percebido que, por ter uma parte 2, pode ter uma parte 3, 4, 5 e assim virar uma série do blog, justamente como as reviews de hacks em si. Felizmente, há muitos trailers de hacks disponível no YouTube, então conteúdo não vai faltar.
Se você já viu a parte 1 das reviews de trailers de hacks, não se espante, pois o padrão aqui será o mesmo: eu assistirei 3 vídeos de trailers no YouTube através desta playlist, e então eu darei minhas notas para os trailers. As notas finais serão dadas a partir dos seguintes critérios:
Apresentação: partes do trailer que apresentam informações do jogo através de meios que não sejam trechos do jogo sendo jogado.
Gravação e Gameplay: partes principais do trailer, onde a gravação é avaliada pela sua qualidade. A gravação está boa? Está rápida ou lenta? Dá para ver direito a gameplay da hack?
Música: simplesmente é a trilha sonora que os trailers podem ter (ou não). A música combina com a hack? Tem uma atmosfera apropriada ou não faz sentido nenhum? A música é envolvente ou chata?
Cinemática: são cenas do trailer que não se tratam de apresentações informativas nem da gameplay, mas sim de cutscenes cinematográficas que geralmente servem para mostrar a história da hack. Porém, geralmente os trailers de hacks de SMW possuem pouca ou nenhuma cinemática, focando mais na gameplay.
Duração: a duração do trailer ao todo é o bastante? O trailer é muito curto ou demorado demais? Poderia ter mais segundos ou menos?
Sendo assim, após o trailer ser avaliado nesses critérios, ele receberá a grandiosa (ou pequena) nota final. E atente-se ao detalhe de que os trailers da hack é que serão avaliados, não as hacks em si! Ou seja, eu posso achar um trailer ruim mas a hack do trailer pode ser boa, ou vice-versa.
E, por fim, vale ressaltar que os trailers de hacks de smw, por serem de hacks produzidas por pessoas independentes e não por grupos ou empresas maiores, geralmente têm uma qualidade inferior quando comparados a trailers de jogos conhecidos por aí. Então, não espere ver nenhum trailer extremamente bem produzido, embora alguns trailers possam ser tão bons que cheguem ao nível de um trailer de jogo padrão.
Meus amigos, essa hack promete. Primeiramente, eu citei justamente esse trailer na parte 1 da review com o trailer da hack Super Mario Bros.: The Key Of Nightmares. Eu citei essa hack nas conclusões do trailer da outra hack, que levou uma nota 4. Lá, eu citei a possibilidade do trailer da outra hack (que não era lá essas coisas) poder ter sido um bom trailer para a época em que foi postado, 2007, e que a culpa do trailer ser ruim teria sido por causa do própro tempo - como se tivesse envelhecido que nem leite. Aí, no parágrafo seguinte eu citei a possibilidade disso não ser verídico por causa do trailer da outra hack, que estava melhor do que essa da parte 1. E o trailer que estava melhor é o que vamos ver agora. Se o trailer é bom, vamos descobrir, mas que é melhor do que o da The Key Of Nightmares é.
Mas não é só isso. Essa hack também tem um aspecto muito familiar. Você deve ter notado o 2 no título, ou seja, é uma continuação da hack Panic In The Mushroom Kingdom. E, se você entrar na página dessa hack na SMWCentral, vai se deparar com algo peculiar. Um aviso de que a hack tem conteúdo sexual e violência, e mais embaixo um outro aviso que não vou traduzir:
Contains several explicit images of anime characters either nude or having sex.
Basicamente, a primeira hack dessa duologia tem hentai e gore, ou seja, não é algo que a Nintendo colocaria em seus jogos para a criançada jogar.
Já a segunda hack dessa duologia abençoada (que é a do trailer) não tem nenhum aviso de conteúdo tchetchetchetcherereco na página da SMWC (SMWCentral), mas um usuário postou o seguinte comentário:
BE ADVISED! This hack is NOT for kids!!!! The hack depicts several female characters whose breasts/buttocks are partially obscured by hot-spring mist and soap suds. During some bathhouse sequences, players can engage in massage-based mini-games, applying oil or foodstuffs (e.g., bananas, mushrooms, popsicles) to the bodies of bikini-clad women. Other still-frame images depict female characters in provocative poses (e.g., women hiding behind bed sheets; two characters eating a banana together) or engaging in suggestive dialogue: “Bigger is better, right?”
Novamente, eu não vou traduzir isso porque este é um blog para toda a família.
Mas, resumindo, de acordo com o comentário, a sequência da hack também tem ilicitices, mas sem ser totalmente explícito como na primeira. Enfim, sabendo dessas informações sobre as duas hacks, acho que valeria a pena trazer uma review delas aqui em breve, certo?
Mas bem; vamos ver se o trailer da hack é bom, e o que todos querem saber: será que o senhor Juventude do Gueto teve a audácia de colocar o conteúdo da sua hack no trailer? Vamos ver.
Acho que não tem palavra melhor para descrever esse trailer do que tragicômico. A mesma palavra que eu usei para a Key Of Nightmares. Bem, deixe-me recuperar o fôlego que esse trailer me tirou e vamos lá.
O trailer já começa bem direto: a logo da hack na tela, aí vamos à gameplay, que basicamente é tudo o que o trailer mostra durante seus 3:15 minutos, tirando a tela de Coming Soon no final, com coming escrito com dois M. E o melhor você já pode notar logo no ínício: não, não é nenhum hentai, mais sim a música reggae do trailer que parece ter vindo diretamente da rádio K-Jah do GTA 3.
Além dessas características enfadonhas, a hack também tem efeitos de transição no mínimo desafados: vidro quebrando, tela balançando e outras marcas do PowerPoint e de editores de vídeo conhecidos. Mesmo com isso, a hack está de parabéns por conseguir manter uma qualidade estável e boa (apesar dos 240p). Ouviu, Key Of Nightmares? (tá bom, vou deixar a Key Of Nightmares em paz)
Notas
Apresentações: 5/10
Acho que só posso citar as transições com efeitos toscos e o Comming Soon. Eu sei que não é fácil fazer apresentações de linha em um trailer, ainda mais para 2007, mas tudo o que tem de apresentação nesse trailer é cómico e só. É tosco de engraçado, e isso não é necessariamente ruim. Eu iria dar uma nota 4, mas vou dar mais um ponto porque o trailer me arrancou risos sinceros com o estilo defasado das apresentações.
Gravação e Gameplay: 6,5/10
É, o vídeo está em 240p, mas considerando outros aspectos, como o fato de que o vídeo tem FPS decente e dá para entender tudo, acho que só por não ter um Unregistered Hypercam 2 no canto superior já é um tremendo avanço.
Música: 6,5/10
Um lado de mim diz que era melhor o trailer ficar sem música nenhuma do que um reggae que não tem nada a ver com Mario, mas o meu outro lado reflete e pensa: não é que essa música tem tudo a ver com a hack? Até porque com hentai e gore, acho que a música tem mais a ver com Mario do que a própria hack. No fim, parece que o autor colocou a música mais por gostar de reggae do que por cogitar colocar uma música no estilo de jogos de plataforma. É engraçado também que no início parece que o cantor da música fala justamente o nome da hack, pronunciando Panic e Mushroom. Será que só eu tive essa impressão?
Cinemática: 0/10
Não tem cinemática nenhuma. Sim, é esperado que trailers de hacks de SMW tenham foco exclusivo nas gameplays, mas um esforçozinho sempre é bem-vindo.
Duração: 6/10
Deveria ser menor. E não é só esse o ponto: estamos relacionando a duração do vídeo com a falta de cinemática e apresentações também - o trailer só tem gameplay basicamente. Cenas e cenas de níveis da hack, o que é normal para os trailers, mas vai ficando monótono conforme você acha que o trailer vai acabar e continua as gameplays. É como se o autor estivesse buscando terminar o trailer junto com a música.
Total: 6,5/10
Olha só, outro trailer vindo de 2007. Novamente, talvez para a época fosse algo bem trabalhado, como falei no trailer da Key Of Nightmares, mas tem seus defeitos. De novo eu fiquei com a impressão de que o autor quis fazer um trailer sério e ele realmente fez, mas digamos que o trailer da Panic In The Mushroom Kingdom tem toques ardentes de comicidade. É um trailer divertido, mas por motivos mais acidentais do que propositais.
Trailer #2
Super Mario World: The Princess Rescue 3 - The Turnabout
Agora vamos para uma hack mais atual: dessa vez mais uma das obras de bandicoot, sendo este o trailer da hack The Princess Rescue 3, a terceira hack da franquia The Princess Rescue que tive o prazer de jogar. De fato, tive uma boa experiência quando joguei a hack, agora será que o trailer também foi bom?
Eu diria que sim. De fato, o autor colocou um esforço enorme no trailer dele, o que não faz você duvidar se o trailer foi feito de zoeira ou não (ouviram, hacks de 2007?). O trailer é bem estruturado, convidativo e cumpre bem sua função. É um trailer simples e não tem muito o que falar: é um conjunto de cenas de gameplay da hack com telas pretas apresentando informações da hack. Geralmente é assim que os trailers são, principalmente os de jogos plataforma. A música também é bem selecionada e o mais importante: tem a ver com Mario (ouviram de novo, hacks de 2007?)
Bem, nem tudo são flores. Já que falei da música, apesar dela se encaixar direito no vídeo, ela acaba ficando um pouco enjoativa por causa da duração um pouco longa do trailer, além de parecer ter ficado largada lá pro final do vídeo.
Além disso, senti que as telas de apresentação ficaram um pouquinho desleixadas. O formato do texto não combina com a atmosfera da hack, naturalmente retrô, chegando até mesmo ao ponto do texto ultrapassar as bordas aos 41 segundos.
É um bom trailer, e poderia ser ainda melhor com alguns ajustes nesses aspectos.
Notas
Apresentações: 7,5/10
Elas são muito bem-intencionadas, e dão sensações mistas: ao mesmo tempo que elas dão a sensação de profissionalismo e compromisso, são de certa forma desajeitadas e quebram o clima quando aparecem. É como se você estivesse alternando entre dois mundos distintos ao trocar de gameplay para apresentação e vice-versa.
Gravação e Gameplay: 8,5/10
São o que se espera, boas, sem lentidão e sem marca d'água do Hypercam 2.
Música: 8/10
A música é boa e atmosférica, mas como disse fica incomodando a mente de quem assiste conforme o trailer vai avançando.
Cinemática: 0/10
Inexistente.
Duração: 7/10
Infelizmente é a duração que traz à tona a questão da música que falei. Para mim, a duração é boa, só que o trailer decide avançar além da meta. Se fosse por mim, o trailer deveria acabar pelos 1:20. A parte adiante com a Peach interagindo com os Toads não pareceu conveniente (pelo menos os diálogos são uma graça)
Total: 8/10
Parabéns ao bandicoot! O trailer é sério e o esforço colocado nele, apesar das intrigas, certamente valeu a pena. Também reparei que o canal do bandicoot tem bastantes trailers - parece ser uma área que o autor investe. Certamente eu posso dar uma olhada nos seus outros trailers futuramente. Ah, e seria uma boa trazer reviews da saga The Princess Rescue aqui no futuro.
Felizmente posso dizer que esse é mais um bom trailer. Ignorando o nome estranho da hack, que parece ser Luigi Hack à primeira vista mas é Luogi, posso dizer que o trailer é criativo e esforçado. Novamente, o principal que temos são cenas de gameplay da hack, com o jogador pulando e interagindo com coisas.
O trailer também tem a sua breve parte de apresentação, onde o background é desfocado para mostrar o texto com a fonte do SMW. É um excelente tipo de apresentação, embora as informações sejam bem vagas (é só o número de níveis e saídas que a hack tem). E é basicamente isso: o trailer é bem curto, com apenas seus 36 segundos.
Notas
Apresentações: 8/10
São muito simples e vagas, praticamente o trailer é composto só pelas gameplays. Mesmo assim são bem-feitas e atmosféricas. Se o autor tivesse investido em mais apresentações, mesmo com textos genéricos como 'uma hack divertida', 'uma hack de SMW surpreendente', o trailer seria melhor.
Gravação e Gameplay: 8,5/10
Estão ótimas, inclusive é um ótimo detalhe a adição do vídeo desfocado como borda, já que hacks de SMW não são widescreen. Porém, o áudio ficou um pouco baixo.
Música: 10/10
Não consigo pensar em nenhuma música melhor do que a escolhida para o vídeo. Bem encaixada em tudo.
Cinemática: 0/10
Não tem.
Duração: 8/10
A duração de quase 40 segundos é curta e suficiente ao mesmo tempo. Por ser curta, você fica com uma sensação de quero mais quando o trailer acabar, parecendo mais um teaser. Além disso, com uma duração maior poderia ser adicionado mais trechos de apresentação seguindo a fórmula funcional que o trailer tem em si. De qualquer jeito, é uma duração melhor do que algo muito elaborado a ponto de ficar chato. O vago é etéreo.
Total: 8,5/10
É um trailer bonito e bem-feito. O autor tem talento com o trailer e parece ter talento com a hack em si também.
Então é isso! Acabamos por aqui. Tem muitos trailers na playlist que eu quero avaliar aqui também! Quem sabe um dia teremos uma parte 3...
Nenhum comentário:
Postar um comentário