25/09/2023

REVIEW: Super Mario: Bowser's Shinedown (DEMO) por DragonFire6780

Quem vê essa tela de título nem imagina que essa hack é do mesmo autor da Mario Game...

Saídas: 6
Dificuldade: Fácil
Emulador Usado: Zsnes (antigo)

Detalhe:
Essa hack é bem antiga, então eu tive que sofrer com o maravilhoso Zsnes e você também vai ter que sofrer porque a música aqui quebra em emuladores mais recentes conforme o aviso na página da SMWCentral. Na verdade nem tudo está perdido, para jogar essa hack antiga no Snes9x veja esse tutorial.
    
    Conhece o Draconif, criador da hack Mario Game (uma das minhas favoritas)? Bem, eu também não, afinal, não sou nenhum parente dele. Mas parece que o autor da renomada Mario Game que pretendo trazer uma review aqui também criou essa hack intitulada Super Mario: Bowser's Shinedown, uma demo de 6 saídas. Só de olhar pela tela de título você já percebe que as coisas aqui são meio diferentes de sua obra-prima de 2018, pois essa hack é mais antiga e mais "amadora", digamos assim. E se você estranhou eu estar chamando o autor de Draconif mas em cima estar DragonFire6780, é que é só o nome do Draconif no perfil da SMWCentral mesmo, onde no caso ele infelizmente deixou a comunidade de SMW Hacking (calma, ele não morreu, só sumiu mesmo), algo que se prova pela Mario Game não estar hospedada no site.
      
"Para a surpresa de ninguém, a Peach foi sequestrada pelo Bowser. Ele levou ela para um lugar muito vulcânico e Mario deve encontrar e salvar ela."

    A introdução aqui é bem xoxa, só o Mario parado embaixo de uns pilares e o texto. Além disso, o autor mostra que é gente como a gente, cometendo errinhos ortográficos como o "surprize". A intro também mostra o estilo meio vanilla que a hack segue, bem diferentemente da Mario Game.


    Nessa hack parece que o autor estava "aprendendo a desenhar", pois ele optou por modificar um pouquinho os gráficos aqui, mas nada demais. Um toque a mais que não vai chamar muita atenção mas até que não ficou ruim. Só achei ruim mesmo o autor ter modificado o sprite do Mario abaixado, só que para pior. Ficou bem estranhinho.


    
    Eu não sei se essa foi a primeira hack do Draconif em termos literais mas o autor cometeu alguns deslizes, como esse bloco mal colocado. Além disso, algo que me incomodou foi a bagunça gerada no foreground pelo uso excessivo de chão sobreposto. Isso você vê bem na screenshot ao lado, mas não vou julgar porque na minha hack eu tentei ousar com muitos gráficos mas isso causou poluição visual. Na verdade, aqui o autor não tenta fazer isso, o problema se direciona ao foreground de chão mesmo.



Eis a caverna da hack, bem simples mas consegue manter um visual agradável e nada perturbador.

Acho que esse cano diagonal tá meio diferente dos canos retos...

    O primeiro nível não surpreende muito e usa uma música conhecida de hacks antigas, mas o segundo nível pareceu ser apenas o primeiro nível, só que com uma estrutura diferente, obviamente, e o cenário de floresta. Além disso, usa a mesma música.

Até que esse nível me agradou pelo visual, mas o que não me agradou mesmo foi o cutoff embaixo e as "moedas" que são tijolos quando se ativa o P-Switch.


Parece que alguém não tinha gráficos diagonais disponíveis e preencheu esse vazio com tijolos...

    E por falar em música, nessa hack elas são bem "neutras", não vão desagradar ninguém mas também não vão surpreender e cativar ninguém. Só fazem seu papel de figurantes.

Acredite ou não, aqui nesse bloco há um sprite invisível que serve para fazer o Mario recuar mais rápido da cabeçada (na verdade ele dá soco no ar mesmo). Nada a ver com a hack, é só uma curiosidade do SMW que descobri recentemente. Você pode ver isso pelo Lunar Magic.

    E pra completar, no final temos um castelo com o Iggy do SMW de chefe. Bem, ao final de tudo essa hack parece servir apenas como uma hack de treinamento para o autor que anos depois criou a majestosa Mario Game, só que com acesso público. Não vai gerar nenhuma surpresa e serve como um passatempo bem insoso mesmo, sem HDMA (não sei se isso era possível na época), sprites, blocos customizados e outros possíveis complementativos. Ah, já ia me esquecendo. Abaixo, o mapa da hack. Nada surpreendente também, alguns cutoffs mínimos e é isso.


Notas Finais;

Dificuldade: 1,5/5
Como o próprio autor já diz a dificuldade aqui é fácil, embora eu tenha me enrolado com alguns sprites e pulos meio precisos. Ok, eu sou meio ruim.
Jogabilidade5/10
Praticamente a do SMW. Nada de novo.
Gráficos7/10
Nada interessante, mas até que é legal ver o autor mudando algumas coisinhas para treinar, embora o Mario abaixado tenha ficado bizonho. Sim, eu cismei com esse gráfico.
Mapa6/10
Simples, simples, simples. Tem um cutoff bobo que só olhos de água notam mas faz sua função. O esquema do mapa até parece um hacker em evolução: primeiro, o caminho reto, depois o caminho diagonal e por último uma curva.
Músicas6/10
Não vi graça nelas, não que façam seus ouvidos sangrarem mas cumprem seu papel, embora sem magia nenhuma.
Total6,5/10
Nada de bom ou ruim. Jogue se não tiver nada para fazer. Bem, só não espere que essa hack saia completa algum dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário