Saídas: 1
Dificuldade Oficial: Normal
Dificuldade Ótica: Normal-DifícilAutor: Heitor PorfirioEmulador Usado: Snes9x 1.62.3 (Atual)
Após uma longa estadia fazendo nada trabalhando em projetos e resolvendo coisas da vida real, eu finalmente decidi voltar à cena de reviewer (que cena, hein). A hack de hoje é mais uma daquelas bem curtas porque o blogger aqui não consegue analisar hacks longas (mas Mario Game vai mudar esse cenário em breve!).
"Em um dia comum, Mario percebe que há um castelo na frente da sua casa e acaba ficando incomodado. O que está havendo lá?" |
A hack de hoje é o primeiro projeto de um user da SMWCentral bem destacado no site, Heitor Porfirio, seja porque ele já enviou alguns gráficos ao site, seja porque já enviou asm, seja porque já ajudou algumas pessoas no Hacking Help (como eu) ou então porque ele está online no site até de madrugada (assim como eu às vezes).
O projeto é um daqueles que promete ser um único nível bem longo que não pareça só um envio para um concurso de levels, e o enredo me impressionou: tem um castelo na frente da casa do Mario e ele vai até o castelo pra descobrir quem tá por trás dele. Não me impressionou porque o enredo é muito complexo e bem trabalhado, mas sim porque é quase IGUAL ao enredo que eu estou planejando pra minha próxima hack (não vou dar spoilers, aguarde). Enfim, o enredo é simples mas é uma boa para dar uma razão para o Mario estar num nível de castelo como acontece aqui.
Começamos nesse mapa que não tem nada demais, apenas cumpre o seu propósito de englobar os níveis. É totalmente vanilla tirando a casa do Mario e o próprio Mario, além da cor diferenciada da borda. O caminho é bem simples: a casa do Mario e o castelo. Você aperta UP e então começa a jogar o castelo (ou visita o cafofo do Mairo primeiro). Bem, se no enredo o castelo tá na frente da casa, ele não poderia tá em outro lugar no mapa.
Decidi ver a casa do Mario porque nada melhor do que o encanador ver sua morada antes de ir à batalha contra o castelo opressor, e a casa serve como um ponto de recuperação ou algo assim. Bem, a casa é bem murcha, só tem aquele cenário interno que todo mundo já viu em alguma hack e algumas moedas (talvez para acumular vidas?). Ah, também tem o cogumelo escondidinho. Esse sim é útil.
De qualquer jeito, fui à luta. Entrei no castelo e comecei pelo começo. Era aquele momento pós-interno, onde eu estava no lado de fora do castelo, sem nada para me impedir de adentrar o local. Só andei à direita e entrei na porta vermelha. Destrancada. Entrei com facilidade.
O primeiro estágio do castelo é mais normal do que os outros adiante, até porque se fosse mais difícil ia ser meio estranho. Enfim, é bem simples, só pra acostumar o jogador com os inimigos e obstáculos, e no caso os inimigos do jogo são muitos, mas ao mesmo tempo poucos: eles são variados sim, enquadrando os inimigos originais de castelo do SMW e poucos custom. Bem, eles são contáveis nos dedos: thwomps, thwimps, firebars, piranha plants, lava bubbles, koopas em cercas, dry bones e outros aí.
Algo que me chamou a atenção na hack foram os gráficos, eles são sutilmente misturados, o que não deixa a hack feia mas eu sempre prefiro uma hack com estilo gráfico definido. No caso aqui a mistura ocorre entre gráficos da Mario Game para o castelo, uma layer 3 da Gamma V, um Mario mais hollywoodiano e inimigos clássicos do SMW para os primeiros estágios.
O segundo estágio é mais instável porque tem foreground se movimentando e isso vai incomodar algumas pessoas, seja o chão se movendo seja as toras de espinho prontas pra te matar. De qualquer jeito não é muito difícil mas requer atenção.
Já o terceiro foi um dos pontos mais destacados na hack por quem joga: o uso das bomb-ombs (é assim que se escreve?) para quebrar blocos que estão no seu caminho. É uma mecânica normal mas que graças à sensibilidade incerta dos blocos vai causar um pouco de estresse: você joga a maldita bomba no bloco, mas por alguns pixels o bloco não quebra ou então ela explode na sua mão. Felizmente o autor incluiu as portas R.
Aí o Mario acaba caindo no subsolo do castelo (por uma armadilha ou porque o chão do castelo tava podre mesmo) numa cutscene bem simplória e então se inicia a parte subterrânea.
Pior que essa parte é mais ativa do que as outras, seja pelo cenário mais colorido ou pelos inimigos mais frenéticos. Não muda muita coisa aqui além dos gráficos, apenas inimigos ligeiramente novos e é isso.
7,5/10
Bem, a jogabilidade do jogo funciona bem e tem variedade, mas precisa melhorar, principalmente pelas bomb-ombs e alguns momentos apertados demais. O jogo também não é muito amigável com o jogador ao esperar que ele descubra o que fazer sozinho.
Gráficos: 8/10
São gráficos legais que agradam aos olhos, mas eles podiam levemente melhorar. Eu achei o cenário externo meio vazio, poderia ter mais elementos como nuvens e o paralelo entre layer 3 e layer 2, além do mix de estilos que eu não gosto muito mas aí é algo pessoal. Fora isso os gráficos são bem selecionados e eu não consegui detectar cutoffs ao longo do jogo.
Mapa: 7/10
É uma coisa bem simples que só cumpre seu papel sem nada a se atenuar.
Músicas: 9/10
Se tem algo que o autor acertou aqui foi a OST, ela é definitivamente memorável e marca bem os momentos em que está selecionada. São músicas que nem todo mundo já viu e agradam aos ouvidos.
Total: 7,5/10
Uma excelente hack para começo de carreira, mas ainda precisa de ajustes de capacidade do autor. Algo que eu reparei é que a hack é mais curta do que prometia, quando eu joguei pela primeira vez eu fiquei decepcionado achando que ela ia ser mais longa, assim parecendo mais um nível especial para uma hack do que uma hack inteira de um só nível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário