08/09/2023

REVIEW: Gauntlet 2 por Easy Difficulty

Saídas: 7
Dificuldade: Difícil
Emulador Usado: Snes9x (atual)

"Insira história épica aqui"

        Logo de cara, ao selecionar um slot para jogar, já nos deparamos com a velha introdução do SMW, só que aqui ela está com efeitos neon, se é por assim dizer, e uma mensagem bem preguiçosa simples da história da hack, que no caso não existe e você que tem que criar.
        A tela de título da sequência da hack Gauntlet, que se chama, err... Gauntlet 2, como você pode ver, sofreu mudanças peculiares, como a mão amarela que agora está duplicada, um 2 grande (e amarelo) e a música, que não é mais a mesma da tela de título do SMW original, mas parece que o autor não é muito bom em músicas para telas de título porque ele colocou a música da Star Zone do Super Mario Land 2, clássica mas que achei meio sem sentido no contexto glorioso de manoplas sagradas e poderosas do Thanos, no caso gauntlet, o nome da hack. Ok, eu exagerei, a hack só é uma série de níveis. 
        Ah, e o autor não aplicou o patch de paralisar o Mario na tela de título de novo, deixando o pobre encanador preso e agoniado com seus efeitos sonoros repetidos de pulos.


        Eis o mapa do primeiro jogo aqui novamente, só que dessa vez o nível inicial é no estilo de folhas caindo, mas não outono porque a paleta usada é a verde mesmo (mas a paleta do nível no mapa é alaranjada). Dessa vez o autor foi mais ousado e colocou os conhecidos sprites de folhas caindo no primeiro nível para dificultar a nossa vida e variar mais as mecânicas aqui. Faz sentido folhas caindo numa floresta, certo?
        Você até pode contestar o fato do primeiro nível não ser a mesma "grassland" dos jogos do Mario, e sim uma floresta, mas não me importo com isso, afinal essa receita de cenários diferenciados no início de jogos plataforma (ou melhor, modificações dos jogos do Mario) me agrada, quebrando o padrão chato de sempre. Uma hack que utiliza isso muito bem é a Newer Super Mario Bros. DS, que não é de SMW mas sim de NSMB (o de DS).


        Como podem ver, parece que o Easy Difficulty seguiu meus conselhos da review do primeiro jogo (mesmo ela sendo feita depois das duas hacks) e tirou a infame status bar do SMW, dando lugar à layer 3. Porém, ele poderia ter usado HDMA, dando, por exemplo, um gradiente para o cenário.


        Esse é o segundo nível, e ele conseguiu minha atenção não só pela música que não conheço, mas também pelo belo cenário cercado de toupeiras assassinas. Parece que o autor reconheceu o erro da hack anterior de não investir muito em jogabilidade e adicionou mecânicas já vistas, nada complexo, mas que conseguem fazer a diferença mesmo assim.

Percebeu o erro?

        Esse é o terceiro nível, numa caverna de lava, bem semelhante a um nível da primeira hack. Aqui, obviamente, temos fogo, fire bros e dry bones.


        E esse é o quarto nível, que também me chamou a atenção pela temática de ruínas, não é algo totalmente inovador mas o nível se mantém consistente. Além disso, aqui a dificuldade começa a aumentar devido às plantas com as bocas cheias de fogo.


        E é nesse nível onde encontramos o primeiro chefe da hack, esse conhecido Boom-Boom, só que meio encolerizado. E na verdade é só ele e o grande chefe final que temos de desafios maiores, e no caso o grande chefe final não é o Bowser de 15 hits de novo. Estou com saudades dele.

Acho que me enrasquei aqui.

        O nível seguinte é modesto, com o tema de céu, pico nuvoso. Mas, antes de falar do próximo nível, notou que, ao invés da primeira hack, onde o Mario só tinha 1 vida para contar história, aqui ele tem incríveis 99 vidas? Ok, isso não interessa muito, pois o sistema aqui é o mesmo, no caso o retry.

O jogo quer que eu fique louco...

        Esse é o nível "Flying Fish", um nível que, apesar de bem apertado, achei simplesmente fantástico. O nível aposta num tema abstrato, que lembra a duologia New Super Mario World e hacks kaizo, não à toa esse nível vai irritar jogadores mais manuais por seus momentos apertados.
        E basta um nível de fábrica com mechakoopas para chegarmos no grande castelo final. Veja duas screenshots desse nível:


O Easy Difficulty adora esses pinguins... Você, jogador, não.

        E o chefe é o mesmo da primeira hack, só que com o tema abstrato. E o chefe já começa com sua incrível bola de espinhos bugada. Jogue para entender.

De novo esses créditos chatos do SMW original com os nomes editados? Ah, pelo menos a música mudou.

Notas Finais;

Dificuldade: 2,5/5
A nota aqui vai permanecer a mesma do primeiro jogo, sinto que a dificuldade aqui foi levemente moderada mas a essência de momentos apertados se mantém firme nessa hack.
Jogabilidade: 7/10
Dessa vez o Easy Difficulty variou mais a jogabilidade, tornando os níveis mais interessantes e com momentos mais apropriados, saindo do padrão de pular e correr, adicionando novos elementos, entretanto ainda não é nada surpreendente.
Gráficos: 7/10
O autor também deu atenção aos gráficos aqui, reforçando-os em alguns aspectos, tirando a status bar e adicionando layer 3. Porém, alguns erros gráficos e físicos ainda podem ser achados. No caso, os gráficos aqui se mantêm como aprimoramentos ao estilo do SMW.
Mapa: 8/10
É o mesmo estilo do primeiro jogo, só que nessa sequência alguns detalhes mínimos foram alavancados.
Músicas: 7,5/10
São as mesmas músicas que estão presentes em outras hacks do autor e em várias hacks de SMW, mas aqui algumas músicas me chamaram a atenção, não que sejam extremamente extraordinárias.
Total: 7,5/10
Essa sequência parece ter dado conta de problemas que tinham no primeiro jogo, porém de forma mais relaxada em alguns quesitos, apenas anestesiando algumas partes. Alguns níveis aqui, mesmo que simplórios, conseguiram minha atenção e passam uma sensação de esforço e dedicação. No final, a hack continua sendo um simples passatempo.

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