06/09/2023

REVIEW: Gauntlet por Easy Difficulty


Saídas: 7
Dificuldade: Difícil
Emulador Usado: Snes9x (atual)

        Lançada na data 04/04/2023, Gauntlet é uma hack bem curta e simples feita por Easy Difficulty, conhecido pelas suas hacks difíceis (eis a ironia do nome do autor). 

"Essa hack NÃO tem um noob sprite do Bowser de 15 danos no final. Chega deles. Eu aprendi minha lição. Eu acho. Talvez."

        Para quem não sabe (e não jogou as hacks mais antigas do autor), nelas o chefe final era, geralmente, um Bowser que jogava martelos adoidado e tinha que ser acertado diversas vezes para morrer, sendo assim extremamente difícil e se tornando um marco nas hacks do autor. Será que dessa vez foi diferente?


        Começamos aqui, nesse simples mapa. Apesar de simples, o autor foi criativo e colocou uma mecânica de revelação diferenciada dos níveis, onde, ao passar de um nível, o outro é revelado ao lado do outro nível, substituindo o preto total, algo simples mas criativo e que facilita a caminhada pelo mapa, não que seja complicada.
        A tela de título não tem nada demais, contendo a música do SMW e os efeitos sonoros do Mario pulando. O autor deveria usar o patch que paralisa o Mario na tela de título.
        O jogo aparenta não ter história, mas faz sentido o autor deixá-la de lado, afinal, são só 8 níveis básicos para passar o tempo. No caso, a contagem é de 7 níveis porque o Easy Difficulty adora usar os créditos do SMW original.

Um cutoff clássico. Até me lembra das hacks da Gamma V.

        Acho que, mesmo a hack sendo apenas uma coletânea de níveis, o autor poderia ter abandonado alguns detalhes do SMW, como a status bar defasada e as Yoshi Coins, pois, além de ninguém ligar pra elas, a função de ganhar uma vida é inútil, pois a hack usa o sistema Retry. Mesmo assim, elas estão aí para quem quiser explorar mais os níveis. Se a hack não tivesse a status bar original (usando outra feita de sprites ou sem status bar nenhuma), o autor poderia ter investido mais nos gráficos, usando layer 3 e outros fatores como HDMA (que no caso não tem a ver com status bar).

Essa Yoshi Coin é meio complicada de se pegar...

De um nível vanilla...
            
...pra um no estilo Yoshi's Island.

Opa! Acho que fiquei preso aqui...

Mario no Rio de Janeiro


        A hack também possui dois chefes, esse clássico thwomp visto acima e o grande chefe final (que realmente não é um Bowser de 15 hits).


Cutoff de novo, além da paleta errada do painel de trás...


        A hack se mostra básica no geral, mas em algumas partes a dificuldade se eleva, exigindo paciência de jogadores manuais, principalmente no último nível onde o espírito das hacks do Easy Difficulty se ascende, mas é o último nível, certo?

Um castelo sem chefe não é raridade, mas não é algo comum.

Retry!

Momento apertado...

A paleta do fundo poderia ser melhor.

Notas Finais;

Dificuldade: 2,5/5
O jogo não é a coisa mais difícil do mundo, se mostrando casual na maioria das vezes, mas há momentos tensos, principalmente o último nível que se mostra desafiador.
Jogabilidade: 5/10
 Totalmente simples e nada inovadora, os níveis não oferecem nada demais, nem um autoscroll.
Gráficos: 6/10
Alguns níveis usam o padrão SMW e outros ousam com gráficos diferentes, mas os gráficos aqui não chamam atenção e apenas cumprem o seu papel. Porém, algumas partes são sujeitas a cutoffs e paletas chamativas no mau sentido.
Mapa7,5/10
Apesar de comum, o mapa, como já disse, teve uma pegada criativa de revelar os níveis sobreponto o preto total, criando uma seleção de níveis não confusa, apesar de linear (mas isso não interfere muito pelo fato do jogo ser uma coletânea). Eu sei que são só quadrados, mas os gráficos do mapa de alguns níveis poderiam ter mais detalhes (o primeiro nível só tem o chão verde sem nada). 
Músicas7/10
As músicas customizadas aqui são conhecidas de outras hacks do autor, então não são inovadoras, mas servem bem aos níveis.
Total6,5/10
A hack consegue cumprir seu simples objetivo de proporcionar ao jogador um passatempo de 8 níveis, mas contém erros gráficos e mecânicas inúteis. O autor poderia ter se atentado mais a esses detalhes, dando uma jogabilidade mais aprimorada, sendo que alguns detalhes acabam sendo chamativos demais, como o softlock no nível 'Milde River' e gráficos bugados ao derrotar o chefe final. A criatividade aqui não foi nas alturas, é só uma coletânea, e certamente essa hack não foi feita para marcar história, mas vale a pena ser jogada se você não tiver nada pra fazer.

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