15/11/2023

REVIEW: Donkey Kong World (DEMO) por Domokun007

Calma, pequeno micro goomba, não vamos julgar a hack pela tela de título original e toda bugada...

Saídas: 5
Dificuldade: Normal (minha opinião)
Autor: Domokun007
Emulador Usado: Snes9x (atual)

Detalhe:
Essa hack não foi postada na seção de hacks da SMWCentral, mas sim no fórum Works in Progress, então não se assuste caso veja um layout diferente, é só descer a postagem e clicar no HERE azulado. Até por isso eu não coloquei uma dificuldade oficial do criador, mas sim a dificuldade que eu tive ao jogar a hack.

    Já ouviu falar em um jogo simpático chamado Donkey Kong Country? Aposto que sim, até porque é um jogo conhecido do SNES e amado por muitos. Eu tô longe de amar esse jogo difícil e irritante que só me deu raiva quando joguei, mas não é por isso que eu não goste do jogo do DK. 
    E foi pensando justamente no DKC que um usuário da SMWCentral chamado Domokun007 resolveu fazer uma hack de, adivinha só, SMW, só que diferenciada: praticamente o DKC só que no SMW. Vamos ver no que essa ideia deu. 

"OH NÃOOO!! Onde estão todas minhas bananas!!!!"

    Como já se sabe a hack tem os mesmos níveis do DKC, só que dentro do possível no SMW. A intro é do jeitinho SMW com a mensagem aparecendo em um cenário qualquer. No caso a intro aqui começa na caverna onde o DK guardava todas suas bananas, que foram saqueadas pelo vilão (aquele jacaré gordo), só que aqui o DK é o Luigi com um cabelo estiloso e uma gravata, enfim, mesmo enredo do DKC.

    

    E começamos num mapa vanilla com um caminho bem torto. Eu até já tinha jogado DKC antes, mas não me lembrava de muita coisa, então tomei a liberdade de baixar a ROM de novo e comparar com a hack. No caso eu queria saber se o nome da fase na hack era o mesmo nome no DKC e realmente é, só faltou o S no final do "Hijinx". Sim, eu sou chato.


    E aqui está o primeiro nível, tanto do DKC quanto da hack (lado a lado), não é nada extremamente igual mas não é ruim não. Tenho quase certeza que esse foreground é da Gamma V. E não é só isso, os gráficos representam o DKC tanto com objetos no estilo SMW como as bananas quanto com objetos ripados do DKC e mais "realistas", como a casa acima. Só que eu não gosto muito de mistura de "realismo" com 2D. 

Tão fácil... / Tão difícil...

    E você também pode adentrar a casa acima como no DKC, que é a casa do Kong (não o King Kong, o DK mesmo). Lá dentro tem, assim como no jogo original, um mecanismo de vida, que no original é um balão que te dá uma vida, mas na hack é uma lua (ou uma banana) que te dá 3 vidas de uma vez. E, incrivelmente, enquanto no jogo original qualquer tapado pega o balão pulando no pneu, na hack esse pneu é uma chatice que te leva só pros lados, mas nunca pra sagrada lua.

Chupa DKC lixo! Eu posso explorar a caverna o quanto eu quiser agora!

    E, assim como no DKC, no DKW você pode entrar na caverna, só pra relembrar a sua derrota e a falta das bananas, só que, enquanto na caverna original você só vê a placa e o DK triste numa ceninha rápida, na hack você não tem cena nenhuma, mas sim uma placa com os mesmos dizeres após pressionar Up em frente a ela (lembrei da minha hack) e pode ficar sem fazer nada na caverna. Mas não sei porquê você vai ficar na caverna, então vamos para fora prosseguir nossa jornada.


    E é aí que a hack mostra seu potencial: embora estejamos tratando de SMW, as mecânicas do DKC foram muito bem "convertidas" aqui. Eu sequer consegui relacionar todas elas ao jogo original, até porque joguei há muito tempo e só baixei a ROM para comparar algumas coisinhas mesmo.
    Assim como no DKC você tem dois personagens, o DK e o Diddy, e nessa hack o DK é o Luigi e o Diddy é o Mario. Por incrível que pareça, o Luigi é quem assume o papel principal e o Mario é só um macaquinho indefeso. Raro, não? E para trocar de personagem é só pressionar Select.
    Aqui tem um monte de coisas do DKC: barris, barris DK que servem como chutadores de traseiros e powerup (mais ou menos), onde caso você só tenha um player é só pegar um barril DK e quebrar, um jeito de correr semelhante ao do DKC, com um empurrão, as letras K-O-N-G como coletáveis, as estátuas de animais de ouro que aqui são estranhamente pequenas em relação ao original, alguns inimigos do SMW e customizados representando os inimigos do DKC, checkpoint de barris com estrelas, quando o DK Luigi se abaixa ele dá um ground no chão (o que nem acontece no jogo original se não me engano), cogumelos temporários que funcionam como os balões e te dão uma vida, barrris explosivos, bônus secretos e muito mais. 
    Nesse quesito o jogo BRILHA, embora eu não tenha entendido todas as mecânicas referentes ao original.

   Sabe a função desses buraquinhos no chão? Me faça um pix que depois eu te conto.

 

    E para complementar ainda mais a hack, no final do primeiro nível tem um efeito no background de anoitecer assim como no DKC. Fantástico, só faltou ter um HDMA para embelezar ainda mais.

Partiu ver se o nome é o mesmo do DKC... Sim, é.




    Já o segundo nível é o mesmo do DKC, obviamente, só que eu achei a chuva insignificante em relação ao jogo original. Ela poderia ficar na layer 3 se possível ou como um sprite ao invés de ficar no background. Fora isso, o segundo nível segue as funções do DKC, como os tatus que se jogam em você que aqui são esses Shy Guys raivosos porque você atrapalhou o sono dele. Cool.

Ah, pelo visto nem todos os inimigos têm gráficos diferentes. Tá, eu não gostei muito disso.



    Depois de passar do 2º nível eu fui para a cabine do Cranky, que na verdade é um Toad idoso. Acho que ele te dá conselhos como no DKC.

Opa, acho que alguém não mudou os gráficos do Mario totalmente...

    E a 3ª fase é aquela de caverna com cobras e outras coisas, e eu não gostei muito desse background ripado com esse foreground, mas enfim.

Oops...

    A fase 4 é aquela chata de água, e nela você revê o Yoshi, que é o rinoceronte praticamente, e no caso revê porque ele também aparece no nível 1.


    E aí a gente visita o Funky, que é um Toad com óculos escuro, só que sem o barril-avião dele por algum motivo.


    Depois da fase de barris aéreos, você tem um encontro com a Peach, que te oferece um barril para salvar seu progresso assim como a namorada do DK.


    E, adivinha só, batalha com o chefe, que é o esquilo que eu sei lá o nome. Infelizmente ele tá longe de combinar com o background ripado do DKC por ser no estilo SMW, mas a batalha é bem semelhante ao jogo original, seus movimentos etc. E, após isso...

    Fim da demo! Tudo que é bom dura pouco.

Não lembro desse nível no jogo original... E, por sinal, o criador poderia ter usado um símbolo diferente de um castelo para o chefe já que não tem castelo nenhum, mas sim um monte de bananas, literalmente.
 
Notas Finais;

Dificuldade: 1,5/5
Vou considerar normal, até porque alguns trechos podem complicar alguns jogadores. Fora isso nada demais. Se a hack tivesse todos os níveis do DKC até o final, com certeza essa dificuldade ia mudar.
Jogabilidade9,5/10
Pra replicar tantas mecânicas do DKC não é só saber aplicar patchs, mas sim entubar a hack de ASM. Ótimo trabalho que me surpreendeu. Infelizmente há um probleminha em um degrau no nível da água e talvez outros que não detectei.
Gráficos7/10
Alguns são baunilha, outros ripados do DKC. Algo que eu não gosto e causa uma impressão confusa pelo menos para mim, embora nem todos os níveis tenham esse mix. A hack poderia ter gráficos focados no estilo SMW e só, incluindo background e outros aspectos, afinal, se quiser gráficos ripados é mais fácil jogar o DKC mesmo, mas sei que isso é difícil e requeriria conhecimento no assunto, até porque há poucos gráficos do DKC no estilo SMW disponíveis na SMWCentral. Também há alguns errinhos e cutoffs, mas nada demais.
Mapa6/10
Uma edição simples do SMW, só que com o caminho todo torto. Tá longe de se parecer com o mapa do DKC, mas não vou desmerecer a hack por isso.
Músicas7/10
Conkey Kong Dountry.
Total: 7,5/10
Show. Uma hack que se destaca pelas mecânicas surpreendentes, mas que ainda tem que melhorar, afinal, é só uma demo, mas que consegue trazer as funções do DKC para o universo Mario. Espero que o autor também coloque uma história (que provavelmente vai ser a mesma do DKC), onde o Bowser assume o papel do King K. Rool e rouba as bananas do Luigi e do Mario, por exemplo.


Se sair pronta um dia eu faço uma review.

Nenhum comentário:

Postar um comentário