Review [SMW] | 15 de novembro de 2023
Aviso
Essa hack não foi postada na seção de hacks da SMWCentral, mas sim no fórum Works in Progress (W.I.P.), então não se assuste caso veja um layout diferente, é só descer a postagem e clicar no HERE azulado. É por isso também que essa hack em especial não possui dificuldade nas suas informações.
Já ouviu falar em um jogo simpático chamado Donkey Kong Country? Aposto que sim, até porque é um jogo conhecido do SNES e amado por muitos. Eu tô longe de amar esse jogo difícil e irritante que só me deu raiva quando joguei, mas não é por isso que eu não goste do jogo do DK.
E foi pensando justamente no DKC que um usuário da SMWCentral chamado Domokun007 resolveu fazer uma hack de, adivinha só, SMW, só que diferenciada: praticamente o DKC só que no SMW. Vamos ver no que essa ideia deu.
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"OH NÃOOO!! Onde estão todas minhas bananas!!!!" |
E começamos num mapa vanilla com um caminho bem torto. Eu até já tinha jogado DKC antes, mas não me lembrava de muita coisa, então tomei a liberdade de baixar a ROM de novo e comparar com a hack. No caso eu queria saber se o nome da fase na hack era o mesmo nome no DKC e realmente é, só faltou o S no final do "Hijinx". Sim, eu sou chato.
E aqui está o primeiro nível, tanto do DKC quanto da hack (lado a lado), não é nada extremamente igual mas não é ruim não. Tenho quase certeza que esse foreground é da Gamma V. E não é só isso, os gráficos representam o DKC tanto com objetos no estilo SMW como as bananas quanto com objetos ripados do DKC e mais "realistas", como a casa acima. Só que eu não gosto muito de mistura de "realismo" com 2D.
Você também pode adentrar a casa acima como no DKC, que é a casa do Kong (não o King Kong, o DK mesmo). Lá dentro tem, assim como no jogo original, um mecanismo de vida, que no original é um balão que te dá uma vida, mas na hack é uma lua (ou uma banana) que te dá 3 vidas de uma vez. E, incrivelmente, enquanto no jogo original qualquer tapado pega o balão pulando no pneu, na hack esse pneu é uma chatice que te leva só pros lados, mas nunca pra sagrada lua.
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Chupa DKC lixo! Eu posso explorar a caverna o quanto eu quiser agora! |
E, assim como no DKC, no DKW você pode entrar na caverna, só pra relembrar a sua derrota e a falta das bananas, só que, enquanto na caverna original você só vê a placa e o DK triste numa ceninha rápida, na hack você não tem cena nenhuma, mas sim uma placa com os mesmos dizeres após pressionar UP em frente a ela (lembrei da minha hack) e pode ficar sem fazer nada na caverna. Mas não sei porquê você ficaria na caverna, então vamos para fora prosseguir nossa jornada.
E é aí que a hack mostra seu potencial: embora estejamos tratando de SMW, as mecânicas do DKC foram muito bem "convertidas" aqui. Eu sequer consegui relacionar todas elas ao jogo original, até porque joguei há muito tempo e só baixei a ROM para comparar algumas coisinhas mesmo.
Assim como no DKC você tem dois personagens, o DK e o Diddy, e nessa hack o DK é o Luigi e o Diddy é o Mario. Por incrível que pareça, o Luigi é quem assume o papel principal e o Mario é só um macaquinho indefeso. Raro, não? E para trocar de personagem é só pressionar SELECT.
Aqui tem um monte de coisas do DKC: barris, barris DK que servem como chutadores de traseiros e powerup (mais ou menos), onde caso você só tenha um player é só pegar um barril DK e quebrar, um jeito de correr semelhante ao do DKC, com um empurrão, as letras K-O-N-G como coletáveis, as estátuas de animais de ouro que aqui são estranhamente pequenas em relação ao original, alguns inimigos do SMW e customizados representando os inimigos do DKC, checkpoint de barris com estrelas, quando o DK Luigi se abaixa ele dá um ground no chão (o que nem acontece no jogo original se não me engano), cogumelos temporários que funcionam como os balões e te dão uma vida, barrris explosivos, bônus secretos e muito mais.
Nesse quesito o jogo BRILHA, embora eu não tenha entendido todas as mecânicas referentes ao original.
E para complementar ainda mais a hack, no final do primeiro nível tem um efeito no background de anoitecer assim como no DKC. Fantástico, só faltou ter um HDMA para embelezar ainda mais.
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Partiu ver se o nome é o mesmo do DKC... Sim, é. |
Já o segundo nível é o mesmo do DKC, obviamente, só que eu achei a chuva insignificante em relação ao jogo original. Ela poderia ficar na layer 3 se possível ou como um sprite ao invés de ficar no background. Fora isso, o segundo nível segue as funções do DKC, como os tatus que se jogam em você que aqui são esses Shy Guys raivosos porque você atrapalhou o sono dele. Cool.
Depois de passar do 2º nível eu fui para a cabine do Cranky, que na verdade é um Toad idoso. Acho que ele te dá conselhos como no DKC.
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Opa, acho que alguém não mudou os gráficos do Mario totalmente... |
E a 3ª fase é aquela de caverna com cobras e outras coisas, e eu não gostei muito desse background ripado com esse foreground, mas enfim.
A fase 4 é aquela chata de água, e nela você revê o Yoshi, que é o rinoceronte praticamente, e no caso revê porque ele também aparece no nível 1.
E aí a gente visita o Funky, que é um Toad com óculos escuro, só que sem o barril-avião dele por algum motivo.
Depois da fase de barris aéreos, você tem um encontro com a Peach, que te oferece um barril para salvar seu progresso assim como a namorada do DK.
E, adivinha só, batalha com o chefe, que é o esquilo que eu sei lá o nome. Infelizmente ele tá longe de combinar com o background ripado do DKC por ser no estilo SMW, mas a batalha é bem semelhante ao jogo original, seus movimentos etc. E, após isso...
Fim da demo! Tudo que é bom dura pouco.
Dificuldade
Vou considerar normal, até porque alguns trechos podem complicar alguns jogadores. Fora isso nada demais. Se a hack tivesse todos os níveis do DKC até o final, com certeza essa dificuldade ia mudar.
Jogabilidade
Pra replicar tantas mecânicas do DKC não é só saber aplicar patchs, mas sim entubar a hack de ASM. Ótimo trabalho que me surpreendeu. Infelizmente há um probleminha em um degrau no nível da água e talvez outros que não detectei.
Gráficos
Alguns são baunilha, outros ripados do DKC. Algo que eu não gosto e causa uma impressão confusa pelo menos para mim, embora nem todos os níveis tenham esse mix. A hack poderia ter gráficos focados no estilo SMW e só, incluindo background e outros aspectos, afinal, se quiser gráficos ripados é mais fácil jogar o DKC mesmo, mas sei que isso é difícil e requeriria conhecimento no assunto, até porque há poucos gráficos do DKC no estilo SMW disponíveis na SMWCentral. Também há alguns errinhos e cutoffs, mas nada demais.
Mapa
Uma edição simples do SMW, só que com o caminho todo torto. Tá longe de se parecer com o mapa do DKC, mas não vou desmerecer a hack por isso.
Trilha Sonora
Conkey Dong Kountry.
Nota
8/10
Show. Uma hack que se destaca pelas mecânicas surpreendentes, mas que ainda tem que melhorar, afinal, é só uma demo, mas que consegue trazer as funções do DKC para o universo Mario. Espero que o autor também coloque uma história (que provavelmente vai ser a mesma do DKC), onde o Bowser assume o papel do King K. Rool e rouba as bananas do Luigi e do Mario, por exemplo.
Se sair pronta um dia eu faço uma review.
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