21/12/2023

REVIEW: Trailers de ROM Hacks #1

     Uma estratégia muito famosa e utilizada para divulgar e anunciar jogos são os conhecidos trailers... não os trailers de moradia, mas sim aqueles vídeos geralmente curtos de jogos e outros produtos visuais como filmes e séries em desenvolvimento (ou já feitos) mostrando conteúdo do jogo. 

    Inclusive tem um trailer de um certo jogo que causou muito alvoroço ao ser lançado recentemente...

    Geralmente os trailers são de jogos grandes, de empresas famosas, como a empresa do trailer do jogo acima... Mas se você acha que só grandes desenvolvedores têm o direito de fazer trailers de seus jogos... Você não sabe de nada.

    Pequenos produtores de jogos indie também fazem! Mas esse site não é sobre jogos indies... mas sim de ROM hacks de SMW! E, adivinha só, alguns produtores de ROM hacks decidiram fazer trailers de suas hacks!

    Eu já sabia disso, até porque já vi alguns trailers de hacks. No entanto, eu achei que era algo bem raro e moderno, ou seja, pouquíssimas hacks de SMW teriam trailers, e quase todas elas sendo hacks atuais e modernas... Mas eu estava enganado!

    Foi só pesquisar por trailers de ROM hacks de SMW no YouTube que eu me deparei com uma playlist de mais de 100 trailers de hacks compilados... e olha que a lista ainda tá sendo atualizada! E tanto de hacks modernas quanto de hacks antigas!

    Então que tal fazer uma review não de uma hack de SMW, mas sim de 3 trailers de 3 hacks, avaliando os pontos das hacks bons e ruins? Genial, não?

    Mas aqui vai um aviso importante: eu não vou ser tão cruel ao ponto de avaliar os trailers das hacks como se fossem trailers de jogos grandes e conhecidos, até porque é deveras injusto comparar empresas gigantes com apenas pessoas independentes. Então eu sei muito bem qual o nível de qualidade aqui. Ver um trailer de uma hack como no jogo citado no 2º parágrafo seria bem impossível. Então você não me verá julgando nenhum trailer por não ter a qualidade de um jogo oficial, certo? Os trailers não foram feitos por empresas, apenas por pessoas comuns com algum editor de vídeo. Mas isso não significa que eu não vou criticar negativamente nenhum trailer.

    E, por falar em trailers, aqui vai um anúncio sobre minhas hacks: eu também pretendo fazer trailers das minhas futuras hacks! Se eu não mudar de ideia, os trailers sairão no meu canal do YouTube falido. Ah, não vou colocar link aqui não, é só clicar no ícone de YouTube pixelado ao lado direito. O problema é que eu não sou muito bom em editar vídeos, então vou ter que fazer um esforço pra isso.

    Vamos para os trailers! E feliz natal se estiver vendo isso no natal... Em qualquer natal, desse ano ou de outro ano.

    Lembrando que os trailers estão no YouTube, nos canais dos criadores das hacks e dos próprios trailers.

    E eu também não joguei todas as hacks dos trailers, então alguns trailers serão avaliados com a visão de quem nunca jogou tais hacks e está presenciando uma espécie de demonstração das hacks.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Trailer #1: Super Mario Bros.: The Key of Nightmares (DEMO)

Feito por Ten Rose / Kaeru

Hack não jogada

    Quando eu disse que também teriam trailers de hacks antigas, eu não estava brincando: esse trailer foi postado em 2007, enquanto a hack em si foi postada em 2015, sendo uma demo não finalizada, enquanto a conta do autor foi desativada na SMWCentral.


    Enfim, vamos à review...

    Sinceramente, esse trailer é... tragicômico. A começar pela própria gravação, que é horrível e super lenta... Com que programa o autor gravou as gameplays? 

    Logo de cara já somos agraciados pela introdução com efeitos de PowerPoint tentando resumir o jogo e apresentar sua história de forma bem misteriosa, o que falha miseravelmente, até porque com o vídeo que segue o espectador provavelmente vai esquecer completamente da trama apresentada pelo PowerPoint (que inclusive está até com um corte na parte superior) e só tentar raciocinar o trailer.

    Além da lentidão, temos clássicos elementos visuais equivocados na tela, como o "Unregistered HyperCam 2" que simboliza que o autor usa um programa de gravação grátis (no caso o HyperCam 2), gerando uma marca d'água na tela (nada contra o uso de programas de gravação grátis, o problema é a marca d'água que dá um efeito de amadorismo para o trailer mesmo).

    E o pior (ou melhor) é a música usada, que desconheço totalmente. A música já começou de modo imprevisível e até estourou os meus ouvidos, mas o pior não é isso, mas sim o simples fato de que ela não tem nada a ver com Mario.

    É praticamente um rap com falas (jura?) e o pior, risadas no fundo. Sério, essas risadas são marcantes. Marcantes por não serem nada a ver, mas principalmente por terem me feito rir também. Tem humor melhor do que risadas altas e psicopatas em gameplays de uma hack de Mario?

    Vendo o trailer eu senti que o autor tentou demonstrar sua hack ao público, até porque pelas gameplays da hack eu realmente senti que ela tem conteúdo interessante e tal, mesmo não tendo jogado, e o autor consegue mostrar ao público o conteúdo da sua hack (até porque só um trailer sem nenhuma imagem não consegue mostrar nada), mas como um trailer isso é... péssimo. 

    E eu já falei sobre a duração de 4 minutos do trailer? Bem longo, não?

    Eu não sei se a intenção do autor foi fazer algo propositalmente engraçado ou realmente um trailer, mas acho que ele realmente tentou fazer um trailer demonstrativo, embora as risadas na música me tragam dúvidas sobre.

----------------------------------------------------

Apresentações: 5/10

Feitas no PowerPoint e simples até demais, embora simbolize um certo costume da época (ou não?).

Gravação e Gameplay: 3/10

LENTA e COM MARCA D'ÁGUA . Bem, pelo menos o autor conseguiu transmitir as gameplays da sua hack.

Música: 2/10

Eu daria nota 1 porque a música simplesmente existe no trailer, mas as risadas me fizeram dar mais uma nota 1.

Cinemática: 1/10

Praticamente é a cena inicial do Yoshi em apuros, o trailer é composto por gameplays. Eu já espero que a maioria das hacks não tenham cinemática ou tenham pouca, mas poderia haver algum esforço maior.

Duração: 5/10

4 minutos são cansativos para qualquer trailer.

Total: 4/10

    Sei que esse vídeo foi feito em 2007, então talvez pra época isso fosse algo bem trabalhado, mas convenhamos que poderia ser melhor. Se eu estou sendo injusto e esse trailer realmente aparentava ser bem feito ou normal na época, minhas sinceras desculpas pela review. 

    Mas acho que não é, porque o trailer seguinte na playlist é o da hack Panic in the Mushroom Kingdom, também feito em 2007, e esse trailer está melhor, sem lentidão, mesmo que parecido com esse trailer avaliado.

----------------------------------------------------

Curiosidade #1: O primeiro vídeo recomendado pelo YouTube abaixo do vídeo do trailer era o vídeo da missão final do GTA San Andreas em live action, no canal 39Cents TV. Será que tem a ver com a música?

Curiosidade #2: No texto de introdução do trailer está escrito "islad" ao invés de "island".

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Trailer #2: A Plumber For All Seasons

Feito por wye / wye

Hack já jogada


    Uma das minhas hacks de SMW preferidas é justamente essa do trailer, A Plumber For All Seasons. É nítido o trabalho do autor na hack, e também no trailer.

    O trailer é direto: vem a logo do autor, vem gameplay e é isso. Aqui não há cinemática, e sinceramente não precisa ter, mesmo assim o objetivo do trailer é efetuado com sucesso: apresentar a hack aos espectadores e os deixar ansiosos por ela. 

    Algo que nem é próprio do trailer, mas sim da hack contribui consideravelmente para instigar as pessoas a esperar pela hack e jogar ela, isto é, os gráficos FENOMENAIS. Em que outra hack de SMW você já viu gráficos assim? Sem contar outros fatores, como inimigos novos e mecânicas apresentadas. Fantástico! 

    Ao longo do trailer, como já disse, temos gameplays de variados níveis da hack com o Mario pulando e se aventurando, o que é apresentado com simplicidade, mas maestria. E isso já está embutido na hack como um todo, onde o trailer só mostra isso aos nossos olhos.

    Porém, acho que poderia ter um pouco de esclarecimento do que a hack se trata. E isso está totalmente ausente no trailer. Sim, a hack não tem história, mas o autor poderia dizer aos espectadores de forma minimamente breve sobre a hack. 

    Se alguém ver esse trailer sem nunca ter jogado a hack ou sem saber nada sobre ela, só vai se entusiasmar com o corpo da hack mostrado no trailer. Mas e aí? Essa hack tem história? Tem quantos níveis? Por que o Mario tá perambulando por estações?

    O autor poderia incluir textos acompanhando as gameplays informando algo do gênero, ou então telas separadas como a telas final em preto com textos brancos falando quando a hack vai lançar (no caso já foi lançada).

    Mas se essa era a real intenção do autor, privar os espectadores de detalhes da hack, até porque a hack em si é bem direta ao ponto, exclua todo esse meu comentário a respeito. Isso só não muda o fato de que pode gerar confusões e busca por informações de algumas pessoas.

----------------------------------------------------

Apresentações: 3,5/10

O trailer desfoca totalmente esse ponto, tendo apenas apresentações de quando a hack vai lançar e da logo do autor. O foco aqui são as gameplays como na maioria dos trailers de hacks de SMW.

Gravação e Gameplay: 10/10

A qualidade é ótima, otimizada e nítida. Seria imperdoável fazer gravações ruins e lentas de uma hack tão bem feita como essa, não? Mesmo sendo um compilado de gameplays simples, aqui vemos momentos estratégicos e instigantes. Palmas ao autor.

Música: 9/10

Desconheço a música, mas devo dizer que ela se encaixa muito bem na movimentação do trailer e até mesmo com o espírito da hack, mesmo tendo um ar de fazenda e roça que destoa de alguns cenários.

Cinemática: 0/10

Bem... não temos.

Duração: 9/10

2 minutos são quase perfeitos para um trailer, mas acho que poderia haver um poquinho menos de cenas para encurtar levemente a duração para 1 minuto e, por exemplo, 40 ou 30 segundos.

Total: 9/10

Que trailer magnífico. Só não é mais magnífico do que a própria hack. Que tal uma review dela futuramente?

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Trailer #3: Super Mario World Random Revolution: First Blood (DEMO)

Sim, o link de download da demo da hack está quebrado, espero que o autor resolva.

Feito por anonimzwx / anonimzwx e outras pessoas (Créditos na descrição da hack)

Hack não jogada


    É simplesmente impressionante saber que essa hack não é de DKC, mas sim do próprio SMW. Que talento do autor! E no trailer não foi diferente...

    O trailer é simplesmente um dos melhores que já vi, parecendo um trailer de um jogo oficial mesmo! Impressionante, tive que ver umas mil vezes para raciocinar direito.
    
    E ele já começa instigante: com uma pessoa jovem "descobrindo o jogo" num ambiente super tecnológico, e eu aposto que isso foi tirado de algum anúncio publicitário do SNES ou de algum jogo oficial dele, onde o autor só posicionou a hack na tela do "robô", eu acho. Um trabalho insano que inova e te faz se surpreender bastante. 
    
    Daí, temos uma sequência de gameplays e apresentações marcantes. Marcantes. Que trailer... Que trailer...
    
    É tudo extremamente bem encaixado e sequenciado, devo admitir. Acho que esse é o trailer mais complexo e bem trabalhado de todos os trailers do SMW.  

----------------------------------------------------

Apresentações: 10/10

Os textos de apresentação são exatamente o que eu espero ver em qualquer trailer: genéricos (no bom sentido), curtos, objetivos, sutis e efetivos.

Gravação e Gameplay: 10/10

É mais fácil ver o trailer do que falar aqui.

Música: 9/10

A música é ideal para o trailer, uma música marcante do DKC que se encaixa quase perfeitamente aqui. O único problema é que eu me senti brevemente como se estivesse jogando ao invés de assistindo o trailer, além de momentos muito raros onde a música se "desgastou" em alguns cenários, mas isso não interferiu em quase nada.

Cinemática: 8,5/10

É basicamente a cena inicial da pessoa se maravilhando com a hack e alguns efeitos breves utilizando o Mario e outros recursos, mas não deixa de ser bem executada aqui.

Duração: 9/10

Eu diria que a duração é ótima, mas encurtar um pouquinho seria algo do agrado.

Total: 9,9/10

Um trailer melhor até que muitos jogos oficiais. Explêndido e saboroso! É tudo o que eu busco em um trailer: objetividade, cinemática, efeitos, gameplay (o principal aqui) e uma música bacana. Se o autor quis mostrar a sua hack aqui, ele conseguiu muito mais do que isso. Se esse trailer viralizasse tanto quanto trailers de jogos famosos, o mundo seria mais justo e pacífico.

----------------------------------------------------

    Obrigado por ler, tenha um feliz natal, desejo que você tenha uma ceia cheia de peru muito farta!

Parte 2 em breve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário