05/11/2023

REVIEW: Ten por Gamma V

Quantas saídas será que essa hack tem?

Saídas: 10 (Ten)
Dificuldade: Normal
Autora: Gamma V
Emulador Usado: Snes9x (atual)


    Se você já jogou algumas, muitas, todas as hacks de SMW mas nunca viu essa logo antes, sinto muito mas você nunca jogou nenhuma hack. Gamma V não se trata apenas de um nome virtual de uma produtora de hacks, mas também de um símbolo universal de ROM hacks. Ok, chega de bobagem e vamos à review.

"Já faz quase 10 anos desde que eu voltei depois da Great Wipe. Eu também posso comemorar!"

    Se você, assim como eu, é novo no SMW ROM hacking e não faz ideia do que significa "Great Wipe", basicamente foi um período na SMWCentral onde os donos do site deram o poder de moderador a todos os membros como forma de entretenimento e diversão, mas tudo deu errado, os membros engraçadinhos fizeram uma bagunça no site, hacks foram deletadas e assim o site foi resetado após essa ideia "genial", recomeçando tudo do zero (de acordo com o que eu entendi desse tópico).
    Mas isso é passado, eu não presenciei esse momento e o objetivo aqui é avaliar a hack. Gamma V, uma hacker famosa por suas hacks com estilo clássico e não muito diferente dos jogos originais do Mario (pular, correr, resgatar princesa, derrotar koopa malvado), decidiu certo dia fazer uma coleçãozinha de 10 níveis tradicionais para passar o tempo e comemorar seus 10 anos de hackeamento do SMW (isso em 2020), sem se preocupar com estórias para a hack. Então vamos ver no que isso deu.


    Começamos nesse mapa oriundo e ténue, onde você pode jogar os 10 níveis em qualquer ordem, e já vou relatando um probleminha da hack: essa questão dos níveis e do mapa é um pouco confusa, pois não se sabe logo de cara se os níveis possuem temas em sequência como nos jogos do Mario (grama, floresta, praia, castelo) ou se os temas são aleatórios, e também pode haver confusões sobre a conclusão dos níveis, já que a hack não revela caminhos ou formas de que você concluiu o nível. 
    O caminho que eu fiz ao jogar foi ir pelos níveis à direita, depois indo por cima, à esquerda e por baixo. Acho que é esse o caminho certo, e de certa forma o caminho que a maioria segue. Um indicador fez falta.


    

O primeiro nível é um daqueles de grama comum, com inimigos comuns e pulos comuns. Os gráficos estão longe de serem feios, e se dão por misturas entre gráficos do SMW, All-Stars e gráficos da Gamma V. Achei alguns gráficos feinhos e umas combinações que achei estranhas, mas casos bem menores e poucos.




E esse errinho gráfico dos goombas amassados que na verdade são koopas amassados é até um pouco notável em outras hacks da Gamma V e de outros, e também me dá uma certa nostalgia por causa das minhas primeiras hacks jogadas na lixeira do Windows, já que quando eu tentava fazer os goombas serem amassados esse errinho aparecia. Enfim, era só trocar os gráficos, mas tanto faz. E na verdade as minhas hacks não iam pra lixeira porque eu era (e sou) teimoso e só dava um SHIFT+DELETE. Peraí... por quê eu tô falando isso?
    
Ué, que diabos é aquilo ali que apareceu depois que eu passei da fase?

    Na verdade a hack revela sim gráficos após você passar das fases, mas são esses pedaços de alguma coisa, que vão formando uma imagem até você passar de todos os níveis.



O segundo nível é uma fase marota de cocos explosivos que caem dos coqueiros numa praia, algo criativo. E daí você já percebe a criatividade da hack com os inimigos, não são nada jamais visto antes mas a Gamma V conseguiu adequar a maioria dos inimigos, originais ou customizados, às fases.






E a hack nos ensina uma importante lição de vida: nunca criem expectativas pelo nome das fases, crianças!
É, o nível de fato tem
rock (pedra) e roll (rolagem), mas não
como eu esperava. Cadê meu
"Welcome to the Jungle"?
É o quê? Rock and Roll?
Vou ver esse nível
é agora!













    Tirando a minha ilusão de que essa fase ia ter um rock brabo, fase legal. Embora alguns jogadores tenham apontado problemas com o sprite do SMW2: YI de pedra rolante, eu não vi esse problema. Mas o que me deixou encucado foi isso:

O que diabos isso significa?



Ainda bem que eu já joguei outras hacks da Gamma V pra saber que eu posso furtar pegar moedas desses baús. Achado não é roubado!

    

    Depois de uma fase aquática chata onde a pele do rosto do Mario estava caindo e fazendo ele parecer um idoso obeso (se bem que ele já é um idoso obeso), fui para esse nível maravilhoso de hammers (martelos), algo que só pelo meu nome eu já adoro, onde eu pude dar marteladas em todo mundo e quebrar paredes, seguindo de uma segunda parte autoscroll. 
    Meu nível preferido, só não gostei do martelo flutuando na foto acima. Fora isso, muito bom poder se vingar dos Hammer Brothers malditos.

O que diabos é um "RM"?
 

"Freeze, Plumber!"? Eu vou ser
preso? Vou ter que fugir da
polícia? Vamos entrar na fase
pra ver...
...ah, era só um trocadilho. O nível é
de neve e gelo. AAAAAAHHHH!
Esse jogo não para de quebrar
minhas expectativas.
              
                





    Não sei porquê mas gostei bastante desse nível de castelo, mesmo que ele seja simples. Só não gostei do fato de que ele não tem chefe. "Ué, mas tem sim, é o Boom-Boom!" Ah, e desde quando que um sprite que só pula e é derrotável com 3 hits é um chefe?

"Tenha cuidado! Esse lugar é
repleto de Kremzeeks, e eles
fizeram a segurança do sistema
ficar descontrolada!"
-Wheeljack

E esse é o nível final, uma fábrica, e isso até me    lembrou a minha hack, Mario Mania, onde o nível final    também não era um castelo, mas sim uma fábrica. Bem, eu entendi que os Kremzeeks são esses bichos amarelos que parecem vírus de computador, mas quem é Wheeljack? Fora isso, o nível é um pouco mais apertado do que os outros, tem dois momentos como o nível dos martelos (um normal e outro escuro), e os principais inimigos aqui são esses vírus e bullet bills. Inimigos que caracterizam tecnologia, fábrica, computador etc. 
  






"Os malditos Kremzeeks explodiram
as luzes na sala seguinte! Tomara
que você tenha uma luz de fóton
em você!"
-Ironhide
 



E quem é Ironhide? Ah, pelo menos esse eu posso especular que é o robô que se forma no mapa ao completar todos os níveis... ops, acho que dei spoiler. Bem, a Gamma V é uma grande fã de transformers e robôs.









Ué, por quê esse robô tá dormindo? Acorda!

Notas Finais;

Dificuldade: 2/5
Nada difícil, só alguns momentinhos surpresa com inimigos e o nível da fábrica podem te atrapalhar.
Jogabilidade: 8/10
A autora foi criativa nesse aspecto, colocando momentos variados que exigirão suas habilidades como as rochas e os martelos.
Gráficos7,5/10
São um mix entre gráficos originais da Gamma V, SMW, All-Stars, YI etc. Nada ruim mas algumas junções não me agradaram muito, especialmente alguns cutoffs e o Mario com problemas de gordura na fase de mar. No geral, gráficos tradicionais que representam bem o Mario.
Mapa6/10
Faltou uma espécie de indicador para orientar melhor o jogador, mas nada que interfira na experiência ao ponto de fazer o jogador não conseguir jogar a hack. Mas isso não quer dizer que está tudo bem. Fora isso, o mapa é um mod simples das fases bônus do SMW e eu não entendi o propósito do robô com sono.
Músicas7/10
São aquelas músicas conhecidas por quem já jogou hacks de SMW o suficiente, não muito memoráveis no contexto da hack avaliada aqui mas representam de forma leve o padrão Mario assim como os gráficos.
Total7/10
Uma coleção simples e tradicional, facilmente resumível nessas palavras e no nome Gamma V. Entretanto, não se pode deixar passar erros gráficos, de jogabilidade e alguns lags que dão pela presença de muitos inimigos. Eu só notei 2 slowdowns, mas alguém pode ter notado mais. Vale a pena para quem quer saborear uma hack consuetudinária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário