22/10/2023

REVIEW: Kuuwote's Level Pack #2 por Kuuwote

Finalmente uma tela de título modificada!

Saídas: 13
Dificuldade: Normal
Autor: Kuuwote
Emulador Usado: Snes9x (atual)

    Após algum tempinho saiu a sequência da hack Kuuwote's Level Pack #1 que eu já fiz review aqui no blog, dessa vez com mais níveis, gráficos customizados e mais, já que o autor aprendeu bastante coisas novas e não podia ficar fazendo hacks com a mesma cara de Super Mario World vanilla.

"Oi, esse é o meu 2º pack de níveis. Esse é mais longo e com níveis mais desafiadores, eu espero que você goste! :)"

    Eu achei engraçado que no final do texto de introdução o autor tentou fazer uma carinha virtual de felicidade :), algo que nunca tinha visto antes mas não é por isso que o autor merece um oscar, certo? Ah, se você quiser ver essa carinha pela 2ª vez, use uma mecânica no overworld. (Easter Egg)


    E aqui começamos nesse mapa, proveniente do aspecto SMW com uma pequena mudança de paletas, onde a parte verde fica sutilmente mais escura abaixo. Ok, nem tão sutilmente assim. Mas o que me chamou atenção foi que o autor já nos recebe com um nível com 2 saídas, e não foi só nesse nível...
 

    O nome "Spiny Mountain" faz jus ao nível, olha só quantos bichos espinhosos na screenshot acima. O nível se resume a eles, alguns koopas e lakitus jogando os bichos espinhosos dos canos. O cenário é de uma montanha inspirada no New Super Mario Bros., seja lá qual da série, e com uma música inicial de algum desses jogos da saga (acho que é o de DS). E o autor não mentiu quando disse que os níveis estavam mais longos, pois esse aqui realmente está, e o autoscroll só reforça isso. Por isso acho que a saída secreta aqui foi mal colocada, já que você terá que jogar esse nível longo 2 vezes para achar a outra saída, que não é muito difícil de achar.


    Após esse nível que já não gostei muito pela duração dobrada pelas 2 saídas, desbloqueei o próximo nível (obviamente) e um switch secreto azul após a saída secreta. Pra que serve ele vamos ver.

Ah, na verdade ele é verde.
Ué, esse switch é azul ou roxo?
    














    E olha só um bug ligeiro aqui no texto, pelo visto o autor se esqueceu ou não sabia como tirar esses gráficos de bloco do texto.

Que diabos é aquilo lá no canto?

    Já o 2º nível é um atlético, com os cogumelos e as nuvens no fundo. Eu achei esse nível um pouco mais sem graça no design, já que o background é um do SMW e os cogumelos estão bem solitários. A música também é de algum jogo New Super Mario Bros., e daí já percebemos como o jogo usa essas músicas bastante, na maioria dos níveis e no overworld. Eu gosto das músicas dos jogos New, mas acho que elas não se encaixam muito bem no SMW e no universo 2D. Ah, e o 2º nível também tem uma saída secreta, tirando um pouco o fôlego e a vontade de jogar. Mas felizmente esse nível é mais curto e a saída secreta não é nada hard, apenas exigindo um pouco de pressa.


    E depois de pegar a saída secreta eu fui para.. outro switch! Ok, isso não é necessariamente um problema, mas é estranho que o switch tenha a mesma cor do anterior.


    E olha aí o 3 nível, de caverna, com disco shells como os principais inimigos. Eu não gostei muito desse foreground da Gamma V e adivinha... o nível tem uma música dos jogos New e duas saídas secretas! O autor tornou esses pontos a marca registrada da hack, propositalmente ou não. Infelizmente, a partir desse nível comecei a perceber que a hack não usa muitos inimigos, seja customizados ou do jogo original, nesse nível de caverna não temos nenhum Buzzy Beetle ou morcego.

Opa, buguei aqui... Ah não, é só o jeito de conseguir a saída secreta.


    Só que, após obter a saída secreta da caverna ocorreu um milagre, pois eu não fui direcionado para um terceiro switch azul/roxo, mas sim para um nível inteiro de caverna com lava (e sem saída secreta!). E olha só, para eu jogar o nível eu teria que ativar 3 switches, então faltava 1. Legal da parte do autor incluir um nível que necessite de exploração dos outros níveis para ser jogado.

"Para acessar esse nível, você deve encontrar e pressionar os 3 botões escondidos. Boa sorte!"


    E nesse nível de floresta aconteceu um milagre: a música não era de algum jogo New! Só faltou não ter saída secreta, o que sinceramente me cansou e provavelmente cansou outros jogadores também.

Vamos ver esse negócio de caverna de lava!


Vendo esse foreground eu só me lembro da minha hack, Mario Mania.
    


    Após ativar os 3 switches facilmente, pude acessar o nível de caverna de lava, um nível especial com desafios um pouco apertados e uma bela duração, explicando o porquê da fase não ter saída secreta. No final, se não me engano, você ganha algumas luas, ou seja, a recompensa aqui é a experiência da fase mesmo.





    E o castelo que encerra o jogo é um florestal, com espinhos chatos e os mesmos koopas e piranhas. Nada demais aqui, a não ser pelo estranho fato de ser nessa fase onde você pega a pena, um pouco tarde para colocar esse powerup, não? E o chefe desse castelo me surpreendeu, porque ele simplesmente não existe, assim como na primeira hack. Até entendo não ter chefe na primeira, mas aqui o criador poderia ter inserido algum. Bem, talvez ele não saiba inserir chefes.

"O verso é repetido duas vezes em duas caixas de mensagem." Não, eu não traduzi a mensagem.

Notas Finais;

Dificuldade: 2/5
Normal.
Jogabilidade7,5/10
Apesar de ser o mesmo sistema do SMW, o criador inovou um pouco com blocos, inimigos e formações estruturais que vão complicar um pouquinho a sua vida.
Gráficos7/10
Misturam inspiração na série New Super Mario Bros. e gráficos do SMW, o que não é ruim mas também não me agradou muito em algumas fases. Porém, o autor cometeu alguns cutoffs básicos e algumas tentativas desleixadas de fazer algo mais complexo.
Mapa7/10
Cutoffs, switches repetidos, tons de verde vibrantes e um easter egg maroto.
Músicas6,5/10
Não gosto muito de ver as músicas do New Super Mario Bros. em um cenário 2D como o do SMW, ainda mais quando elas predominam na maioria das fases.
Total7/10
Gostei bastante da evolução do autor, apresentando níveis mais variados e com grandes aspectos positivos em algumas partes, porém não posso ignorar a tentativa de deixar as saídas mais longas com 2 saídas em cada nível, o que me cansou e talvez vá cansar você. Isso até me lembra a hack Super Mario Legacy, que tem muitas saídas secretas (mas não em toda fase).

Nenhum comentário:

Postar um comentário