03/11/2023

TUTORIAL: Como Descobrir As Músicas Usadas Em Hacks

    Já quis saber qual era o nome daquela música cativante que você ouviu em alguma hack para ouvir de novo ou colocar na sua própria hack e baixar a música na SMWCentral? Como já dizia não sei quem, seus problemas acabaram!

1ª Opção:

    A primeira alternativa é simples: vamos usar um programa para isso! E esse programa é o SMW Music Identifier, feito por dtothefourth e que você baixa na própria SMWCentral. O programa é para Windows, no caso. Após baixar e extrair o .zip do programa, execute o .exe, vá em "Select ROM", selecione o .smc ou .sfc da hack que você quer descobrir a música e espere. 

    Se tudo tiver dado certo, aparecerá a seguinte tela com as músicas da hack que o programa detectou que têm uma página na SMWCentral e os respectivos links dessas músicas hospedadas no site. Ao lado, o nome das músicas. Óbvio que o programa não vai definir qual é a música (ou as músicas) que você quer, então terá que ouvir elas clicando uma por uma no site até achar a sua música. 

   Porém, esse programa feito em 2021 só encontra músicas hospedadas no site cerca de 2021, então hacks mais antigas que usem músicas antigas não funcionarão. Além disso há a questão do AddMusicK, pois hacks antigas que usem o AddMusicM não funcionarão aqui também. Só hacks mais recentes que usem o AddMusicK. E se a música ou versão da música que a sua hack usa tiver sumido ou sido apagada do site, esse programa também não vai ajudar.


    Só que eu tentei usar o programa em diversas hacks recentes, e em todas elas houve o erro 'Could not connect to song database...', então esse programa pode ser só uma perda de tempo para você.

2ª Opção:

    Se o programa anterior não funcionou ou então você não quer ter um programa ocupando espaço no seu computador, há também a versão site do programa, feita por spooonsss com base no programa original, e essa versão funciona melhor. 

    Ela também se limita a hacks mais recentes feitas com o AddMusicK, mas funciona melhor. Para usar o site, vá no botão "Escolher arquivo" e selecione sua hack. Porém, nessa versão você não é obrigado a escolher só o .smc ou .sfc, você também pode escolher o .zip ou o .bps da hack. 

    Caso o processo tenha dado certo, aparecerá uma lista com os sons usados na hack e que podem ser encontrados na SMWCentral. Porém, ao lado, diferentemente do programa, você não verá o nome das músicas, mas sim os níveis do Lunar Magic em que as músicas são usadas. Se estiver afim, você pode abrir a hack no Lunar Magic caso não esteja trancada e ver qual o nível que usa aquela música memorável. Daí, é só ver o número hexadecimal do nível no Lunar Magic, que fica na caixa ">Entrance to level x" ao lado do sprite do Mario, ver o número no lugar do x e procurar a música que está sendo usada nesse nível lá no site.
 
    Para explicar melhor, na foto abaixo está o nível 105. Daí, é só ir no site e ver qual música está, ao seu lado, com o texto "(Used in 105)". Se não estiver dessa forma, use o comando "CTRL+F" no Windows e digite o número. A música também pode estar sendo usada em vários níveis, então estarão lá mais números. Se a música for usada no mapa da hack, então estará "(Used in Main Map/Yoshi's Island/Forest of Illusion/Special World/Star Road/Vanilla Dome/Bowser's Valley)". Ou então só cace a música nos textos clicáveis. 


    Se estiver escrito "Could not locate", é porque a música não se encontra na SMWCentral (a música pode ter side excluída do site, ou então ter sido feita pelo autor para usar na hack mas não está hospedada no site porque o autor não publicou lá).

    Lembrando que o esquema do site também não vai funcionar em todas as hacks, mesmo que recentes.

3ª Opção:

    Se a hack onde está a música que você quer foi antiga e usar o AddMusicM, nenhum dos métodos acima irão funcionar. Para isso, você pode fazer algo bem simples: veja se na pasta do .bps da hack (após extrair o .zip) não tem nenhum arquivo de texto (.txt), pois se tiver talvez o autor da hack tenha sido caridoso e colocou lá as músicas que usou na hack, daí é só colocar o nome da música na SMWCentral e procurar. Se não tiver nenhuma música lá com tal nome, então veja no youtube mesmo.
    Mas se o autor não colocou nenhuma música no .txt, veja se ele creditou o pessoal que fez e/ou portou as músicas usadas na hack, então é só procurar no site os nomes creditados na seção de música, na aba "Autor", ou "Author". Só fique sabendo que ficar ouvindo as músicas portadas pela pessoa vai custar tempo, especialmente se a pessoa tiver muitas músicas no seu repertório. Se você colocou o nome da pessoa lá na aba, sem nenhum erro ortográfico, mas não apareceu nada, então é porque essa pessoa não tem música nenhuma hospedada no site. Aí não tem jeito.

4ª Opção:

    Essa opção serve para hacks atuais e antigas, e vai servir de preferência para as antigas. Essa opção se chama... YouTube! Sim, a rede social de vídeos pode te ajudar. É só pesquisar o nome da hack, depois palavras-chave como "smw hack ost" ou "smw ROM hack soundtrack".


    Então pode acontecer de aparecer alguma playlist com as músicas usadas na hack, listadas por algum canal. Entre esses canais, acho que o mais conhecido é o SMW Custom Songs, que já arquivou diversos sons da SMWCentral, e inclusive faz playlists de trilhas sonoras de hacks do SMW. Você pode tentar pesquisar dentro do canal do YouTube através do símbolo de lupa nas opções do canal o nome da hack ou da música (se você souber).

    E há outra vantagem nisso, pois nesses canais do YouTube você pode achar justamente músicas que não estão mais na SMWCentral ou foram rejeitadas pela moderação, usadas em hacks antigas, só pesquisar. Um exemplo é a música Mega Man X3 - Tunnel Rhino no canal HeavyMetal Rocker1988 feita pelo Grate, autor da hack Drama Mistery, porém essa música não se encontra no site para download ou para ouvir. Mas saiba que maioria das músicas são arquivadas no YouTube sem saber se o autor da música permitiu. Se bem que a maioria dessas músicas são ports de músicas de jogos famosos para usar no Super Nintendo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário